Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ÍNDIOS NA CIDADE: desafios e conquistas

No Brasil a porcentagem de índios morando em centros urbanos é 36%, de acordo com o Censo de 2010.  
O objetivo do projeto "A Cidade como local de afirmação dos direitos indígenas", que originou o filme e um livro, é contribuir para que a realidade dos índios que vivem nas cidades ganhe mais visibilidade e que eles possam exercer seus direitos individuais e coletivos também nesse contexto

“Eu vim para a cidade para poder estudar, para me vestir melhor. Eu achava que ia melhorar vindo para a Cidade, então eu vim trabalhar” Diakarapó, do Povo Desana, Manaus, Amazonas.
“Eu vim para a cidade para poder estudar, para me vestir melhor. Eu achava que ia melhorar vindo para a Cidade, então eu vim trabalhar” Diakarapó, do Povo Desana, Manaus, Amazonas. Confira outros indígenas falando sobre a vida nos centros urbanos http://www.youtube.com/user/comissaoproindio
“Lá no CECI a gente aprende a manter a língua, a manter a cultura, para não perder o que a gente foi perdendo aos poucos. Por causa da proximidade da cidade, surgiram novos desafios, coisas novas que a gente tinha que fazer. O ensinamento oral que a gente tinha foi ficando um pouco de lado”, afirma Adriano Poty, que reside na Terra Indígena Tenondé Porã, situada em São Paulo.
Foto: “Lá no CECI a gente aprende a manter a língua, a manter a cultura, para não perder o que a gente foi perdendo aos poucos. Por causa da proximidade da cidade, surgiram novos desafios, coisas novas que a gente tinha que fazer. O ensinamento oral que a gente tinha foi ficando um pouco de lado”, afirma Adriano Poty, que reside na Terra Indígena Tenondé Porã, situada em São Paulo.

Assista o vídeo e compartilhe http://youtu.be/M0mrQZ5IqB4
"Uma conquista que nós tivemos, que está valendo muito a pena porque a gente vende nosso artesanato, convida nossos parentes, se reúne todos no shopping e temos uma comercialização muito boa. Eu tenho espaço, em qualquer espaço público da prefeitura de Osasco eu posso fazer evento. Queremos dançar nosso toré na terra, isso ainda a gente não tem, mas vamos conseguir" Alaíde, povo Pankararé, Osasco, SP.











“A gente vive na cidade, mas não esquecemos a nossa cultura” Wotchimaücü, povo Tikuna, Manaus Amazonas. 

“O índio vem em busca de melhorias na Educação, na Saúde...Mas quando ele chega na cidade ele tem uma imensidão de dificuldades, que é a questão da discriminação” Marineide Peres Costa, Povo Macuxi, Bela Vista, Roraima.


“Nós índios na cidade muitas vezes falam que quem vem para cidade já não é mais índio. Não isso não é verdade, onde eu estiver eu vou ser índio” Nito Nelson, Povo Guarani Kaiowá de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 

 
O filme “Índios na Cidade: desafios e conquistas” foi gravado durante o Seminário “A Cidade como local de afirmação dos direitos indígenas”, cuja pesquisa consta no livro homônimo.
O vídeo “Índios na Cidade: desafios e conquistas” foi gravado durante o Seminário “A Cidade como local de afirmação dos direitos indígenas”, cuja pesquisa consta no livro homônimo. Saiba mais em: http://comissaoproindio.blogspot.com.br/2013/06/livro-avalia-as-politicas-publicas-para.htmlA urbanização dos povos indígenas é resultado de dois fatores: o crescimento urbano, que engloba alguns territórios indígenas e a busca de melhores condições de vida. Confira os depoimentos dos indígenas que vivem em cidades no vídeo da Comissão Pró-Índio de São Paulo e leia o livro sobre o tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário